Cabo Exzhellent Class Solar da General Cable

Novo cabo Exzhellent Class Solar para instalações fotovoltaicas de acordo com a norma europeia EN 50618

 

A norma europeia HD 60364-7-712 sobre sistemas de alimentação solar fotovoltaica (FV) determina que os cabos destinados a serem utilizados no lado de corrente contínua devem ser concebidos de acordo com o disposto na norma EN 50618. Exzhellent Class Solar é a nova solução de instalação da Prysmian que, para além disso, também cumpre o disposto na primeira norma internacional para cabos fotovoltaicos, a IEC 62930 (2017).

 

O auge das instalações fotovoltaicas levou inicialmente à instalação de cabos convencionais, não concebidos para uma vida útil prolongada nas condições de uma instalação de intempérie com alta exposição à ação atmosférica ou de substâncias químicas em ambientes industriais. Pouco depois apareceram cabos com um desenho específico e certificados por organismos externos. Com o passar do tempo, podemos falar hoje já de um cabo que é fruto do conhecimento e experiência acumulados no grupo Prysmian e que, para além disso, vai ao encontro do disposto na recentemente definida norma europeia (EN 50618) e internacional (IEC 62930), o novo Exzhellent Class Solar.

 

Exzhellent Class Solar: com excelentes propriedades de acordo com o disposto na norma europeia EN 50618 e na norma internacional IEC 62930.

 

 

Para responder às exigências das instalações fotovoltaicas tanto a nível de variedade como de exposição ambiental (estáticas, móveis, domésticas, industriais, para fornecimento à rede, etc.), o cabo Exzhellent Class Solar supera com sucesso um vasto leque de ensaios elétricos, mecânicos, químicos, de reação ao fogo e ambientais.

 

 

Principais características do Exzhellent Class Solar

 

 

Norma de desenho: EN 50618 e IEC 62930 Tensão atribuída: 1/1 kVac; 1,5/1,5 kVdc Tensão máxima de serviço: 1,2/1,2 kVac; 1,8/1,8 kVdc
Vida estimada: 25 anos Certificação: Bureau Veritas LCIE Adequado para sistemas de isolamento duplo   (classe II)
Temperatura máxima no condutor: 90 ºC (120 ºC durante 20 000 h) Não propagador da chama (classe Eca) Sem halogénos
Baixa emissão de fumos Resistência ao ozono Resistência a ácidos e bases
Resistência à dobragem a baixa temperatura Resistência ao impacto a frio Resistência ao calor húmido
Resistência à retração da bainha Resistência à penetração dinâmica Durabilidade da marcação

 

Esquema de aplicação de cabos de energia e comunicações a um sistema fotovoltaico para autoconsumo com possibilidade de fornecimento à rede. O cabo Exzhellent Class Solar destina-se a ser utilizado no lado de corrente contínua.

 

 

Filters
Sort
display